Como nasceu o projeto Tela Social

O Tela Social nasceu em 2008, com uma visão de trazer experiência de comunicação para ambientes; que tivesse a programação baseada no conteúdo Web criado pelas pessoas. Anteriormente ao Tela Social, o fundador Marcio S Galli, trabalhou como evangelista de tecnologia e desenvolvedor em projetos de inovação para o grupo Mozilla Labs; especificamente como líder de experiência do usuário para primeiro navegador móvel da Mozilla, o Projeto Mozilla Minimo depois para o projeto Chromeless, um dos primeiros projetos na Web que levaram o conteúdo HTML com o objetivo de criar aplicações Desktop.

Com base na sua experiência com a tecnologia do navegador Mozilla, Marcio teve a ideia de usar painéis de TV, como as grandes TVs de tela plana e alta resolução, para apresentar um conteúdo relacionado com as atividades das redes sociais, das pessoas, nos ambientes de convívio, que pudesse ser divulgado nas paredes dos espaços públicos e semi-públicos. A partir dessa ideia, a tecnologia da Mozilla foi utilizada para criar tal experiência - nasceu o Tela Social.

O projeto iniciou-se próximo do ambiente acadêmico e com um trabalho científico, Um Modelo baseado em Padrões Web para Apresentação de Conteúdo Interativo em Meios Sociais, publicado na III Conferência W3C Br no Brasil. Nada estava certo sobre o que seria do Tela Social em relação ao futuro. Mas uma coisa era certa — o Tela Social não tinha sido idealizado para ser mais uma tela de propaganda como muitas das telas que existiam nos espaços públicos. Com esse direcionamento, Marcio dedidiu escolher um espaço diferente dos bares, o espaço da universidade. Assim, entrou em contato com alguns contatos no ICMC-USP, a instituição que é ex-aluno, e contou sua ideia para os professores Edson dos Santos Moreira e José Alberto Cuminato, então diretor do ICMC-USP. Com isso, começaram um primeiro projeto, que envolveu a participação direta do grupo de comunicação no ICMC, que na época ainda era jovem. O acordo foi que o Tela Social pudesse nascer, com o caso real no ICMC, e o ICMC pudesse usufruir da tecnologia inicial e assim desenvolver seus projetos de cultura e extensão. Ou seja, esses gestores no ICMC decidiram renomear sua versão do projeto para Janelas Virtuais, obviamente creditando, na tentativa de colaborarem com o código aberto do Tela Social.